Quantcast
Channel: China – 360meridianos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

6 celebrações de Ano-Novo ao redor do mundo

0
0

Vestir branco, pular sete ondas, escolher estrategicamente a cor da roupa íntima. Todos esses costumes parecem até mandamentos para atrair boa sorte no ano que começa. Nesse dia, não tem um cético que não se renda a pelo menos um ritual de passagem, seja ele comer lentilhas, brindar com um espumante ou assistir aos fogos de artifício. Mas em outras culturas, a chegada do novo ano é comemorada de formas muito diferentes e às vezes, pasmem, não é nem na madrugada do dia 31 de dezembro para o primeiro de janeiro. Veja agora algumas celebrações de Ano-Novo ao redor do mundo.

Ano-Novo chinês

Templo iluminado em comemoração ao Ano Novo Chinês em Kuala Lumpur, na Malásia

Templo iluminado em comemoração ao ano-novo Chinês em Kuala Lumpur, na Malásia.

Para os chineses, o ano começa no primeiro mês do calendário lunar, entre os nossos 21 de janeiro e 21 de fevereiro. As comemorações duram cerca de uma semana e envolvem decorações, desfiles, tradições folclóricas e banquetes. Por ali, a cor que comanda é o vermelho: as casas e ruas são decoradas com lanternas e dragões dessa cor e algumas vezes até pintadas assim. O dourado também tem seu lugar na festa, mas o branco passa longe – é considerada a cor da morte. A festividade é comemorada também em outros países que têm grande população chinesa, como a Malásia e Cingapura.

Ano-Novo judeu

Homem toca o Shofar em celebração ao ano novo judeu

Homem toca o Shofar em celebração ao ano-novo judeu.

Também conhecido como Rosh Hashaná, ou cabeça do ano em hebraico, o Ano-Novo judeu celebra os primórdios da criação do Universo por Deus e o aparecimento do homem. É celebrado no mês Tishrei do calendário judaico – entre o final de setembro e o início de outubro. Também acredita-se que, nos dois dias de Rosh Hashaná, Deus julga os atos dos humanos durante o ano.

Antes de ser uma data de festa, o Ano-Novo judeu é um momento de introspecção e reflexão. Por isso, é comum que as pessoas façam jejuns e visitem sinagogas nessa data. Um dos símbolos mais importantes do Rosh Hashaná é o shofar, uma espécie de berrante feito de chifre de carneiro utilizado pelos judeus desde a época em que eram nômades. Para eles, o som do shofar tem o poder de abrir o céu para que as orações entrem.

Ano-Novo vietnamita

Comidas de ano novo Vietnamita

Comidas tradicionais do ano novo Vietnamita.

No Vietnã, a chegada do novo ano é marcada pelo início da primavera no calendário lunar, assim como o Ano-Novo chinês. Por isso, é celebrado no mesmo dia de seus vizinhos gigantes e dura cerca de três dias. Os vietnamitas celebram a data preparando comidas típicas da época e limpando a casa. Também há algumas tradições e superstições para a data, como visitar alguém no primeiro dia do ano, homenagear os antepassados, dar dinheiro a crianças e idosos e até mesmo abrir um comércio.

Diwali, o Ano-Novo hindu

Diwali, Índia - O Festival das Luzes

O Festival das Luzes indiano marca o início do ano hindu. É celebrado por cinco dias e costuma cair entre outubro e o início de novembro no nosso calendário. Nessa época, milhares de velas são acesas em toda a Índia e as ruas e casas ficam todas iluminadas. Há queima de fogos. Também é costume presentear família e amigos com doces e outras coisas, assim como usar uma roupa nova durante esses dias.

Ano-novo islâmico

Ramadam - Ano novo Islâmico

Comemorado no primeiro dia do mês islâmico de Muharram, que cai em algum ponto entre outubro e dezembro no nosso calendário, o Ano-Novo islâmico não é uma celebração oficial da religião e por isso não são todos que o comemoram. A data celebra a instauração dos primeiros muçulmanos em Medina e a instituição do primeiro estado regido pelas leis do islamismo, depois de passarem 13 anos de perseguição religiosa em Meca. Este ano, os muçulmanos celebraram o ano 1438 do seu calendário.

Ano-Novo sul-coreano

Pacotes boa sorte típicos do ano-novo sul coreano

Pacotes boa sorte típicos do ano-novo sul coreano.

Também comemorado de acordo com o calendário lunar, na mesma data do chinês e vietnamita, o Ano-Novo coreano é uma festa familiar. É comum fazer uma oferenda de comida e bebida aos antepassados da família. As crianças podem ganhar dinheiro ou presentes nessa data. Há também uma refeição conjunta e jogos típicos da época para brincar entre família.

Fotos: Shutterstock

Já chamei de casa a Cidade do Cabo, Chandigarh, Buenos Aires e Barcelona, onde vivo no momento. Gosto de literatura, cervejas, música e artigos de papelaria, mas minha grande paixão é contar histórias. Por isso, desde 2011 viajo o mundo e escrevo sobre o que vi. Também estou no blog sobre escrita criativa Oxford Comma.

Siga @natybecattini no Instagram

O post 6 celebrações de Ano-Novo ao redor do mundo apareceu primeiro em 360meridianos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images